Procedimentos para alterar os percentuais dos períodos do cronograma da Obra.


Os cronogramas são obtidos a partir do planejamento do empreendimento e da elaboração do seu orçamento. Para cada etapa dos serviços, os planejadores da obra estipulam datas de início e término e distribuem, entre estas datas, percentuais de realização financeira desses serviços em cada período determinado (semana, mês etc.) até que se atinja os 100% do valor de cada item da planilha.

Os cronogramas podem ser definidos pelos serviços da obra individualmente ou por grupo de serviços, de acordo com a hierarquia da planilha orçamentária.

Por exemplo, se o item “SERVIÇOS PRELIMINARES” contém os subitens “Instalações Provisórias” e “Placa de Obra” os prazos e percentuais de valores financeiros por período desses serviços podem tanto ser informados no item principal “SERVIÇOS PRELIMINARES” quanto nos respectivos subitens.

O ORSE se encarregará de distribuir os prazos e os percentuais definidos pelo usuário para estes subitens no item principal ou vice-versa, se os prazos e valores forem definidos neste.


Dados do Empreendimento
Prazo de execução do Empreendimento: 3
Unidade de Tempo do Empreendimento: Meses
Período Inicial da Obra: 1
Prazo de Execução da Obra: 3


Procedimentos para alterar os percentuais dos períodos do cronograma da obra:

1 – Clique no botão Navegar… Cronograma da Obra;

2 – O sistema apresentará 100% para o primeiro período, independentemente do valor digitado em Prazo de Execução da obra. Você deve fracionar esse percentual de acordo com o seu planejamento;

3 – Supondo que no subitem 02.001 a distribuição será de 40% no 1º período e 60% no 2º período;

4 – Ao digitar 40 no 1º período e teclar Enter o sistema coloca automaticamente 60 no 3º período;

5 – Basta agora digitar 60 no 2º período e teclar Enter;

6 – Clique no botão Navegar… Empreendimento;

7 – Calcule e Salve o empreendimento;


Procedimentos para voltar o percentual de 100% para o 1º período:

1 – Clique no botão Navegar… Cronograma da Obra;

2 – De acordo com o exemplo, o item 02.001 será exibido com 40 no 1º período e 60 no 2º;

2 – No 2º período do subitem 02.001 deve ser digitado 0 (zero) e teclar Enter;

3 – O sistema exibirá no 3º período 60

4 – No 1º período deve ser digitado 100 e teclar Enter

5 – Clique no botão Navegar… Empreendimento;

6 – Calcule e Salve o empreendimento;


No canto superior direito, janela do cronograma, existe um botão que permite ao usuário selecionar entre os percentuais periódicos de execução e o cronograma físico-financeiro da obra.

O usuário poderá preencher os prazos de execução de cada atividade, informando o dia de início da mesma dentro do período e a sua duração.
Se a unidade de períodos selecionada quando do cadastramento do empreendimento foi “meses”, o prazo máximo de execução, será, evidentemente, 30 dias. Se o usuário optou por “quinzena”, este prazo máximo será limitado a 15 dias, e assim sucessivamente.

Informados todos os dados referentes aos itens da planilha, o cronograma físico-financeiro estará configurado, e os valores financeiros de desembolso periódico definidos, com totalização por período.

Definidos os cronogramas de cada uma das obras do empreendimento, o ORSE totalizará cada uma delas e gerará o cronograma geral do mesmo, que será disponibilizado em “Navegar… Cronograma do Empreendimento”.


ORSE – CRONOGRAMA